Atuação em Casos de Ameaças

Mesmo com o nosso breve tempo de criação da ArteDDH, já recebemos casos de ameaças a defensores de Direitos Humanos no Rio de Janeiro.


Por ArteDDH

Neste momento inicial de consolidação da ArteDDH, entendemos que iremos atuar diretamente na resolução de questões de ameaças a defensoras e defensores de DHs. Mas articular organizações sociais e redes que possam materializar ações de prevenção e mitigação.

Ressalta-se que recebemos denúncias de ameaças e riscos territoriais através de instituições que integram a ArteDDH. E atuamos diretamente no acompanhamento destes casos. Resultando em 4 defensores e defensoras protegidas e acionados os protocolos de proteção. Identificamos que o perfil desses defensores ameaçados são em sua maioria negra, moradores de favelas e periferias e que atuam em projetos sociais.

Contribuíram diretamente com a construção do fluxo destas proteções: Justiça Global, Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial, Criola, Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu/PPDDH, Conselho Nacional de Direitos Humanos  e Frontline Defenders.

Em breve, lançaremos mais publicações sobre a nossa atuação em defesa de militantes e ativistas de direitos humanos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s